sábado, 1 de novembro de 2014

Um leitor de tela em código aberto para Windows que vai ajudar a deficientes visuais na inclusão digital

NVDA é uma plataforma para a leitura de tela, um programa em código aberto que vai “ler” o Windows para facilitar a inclusão digital de deficientes visuais.
NVDA é um acrônimo para “NonVisual Desktop Access”, traduzido para o português, significa desktop de acesso não visual.
Leitura sintética
A base do programa é a leitura sintética de textos localizados abaixo do cursor do mouse. Ou seja, após o aplicativo ser configurado ele se torna capaz de fazer a leitura de qualquer texto, fazendo com que seja possível o uso do computador por deficientes visuais. O programa está disponível em até vinte idiomas diferentes, o que faz dele um aplicativo realmente inclusivo.
Configurações
O NVDA é bastante discreto e funciona por meio de um ícone na bandeja de relógio do Windows. Obviamente a sua configuração deve ser feita por algum não deficiente visual, porém, depois de configurado e de algumas instruções, qualquer um pode utilizá-lo normalmente.


É possível configurar um atalho do teclado (no caso a tecla Caps Lock) para ativar o programa. Deste modo, sempre que o deficiente iniciar o uso do computador, pode ativar as configurações salvas anteriormente sem o auxílio de ninguém, garantindo assim sua autonomia.
As possibilidades de configuração são diversificadas e incluem opções de voz, de braile, de teclado, de mouse, de sintetizador, apresentação de objetos, exibidores virtuais, formatação de documentos e dicionários de fala. Em cada seção das configurações é possível adaptar o programa para usos específicos, algo de extrema utilidade.


Leia mais em: http://www.baixaki.com.br/download/nvda.htm#ixzz3HqMsbUR9

Nenhum comentário:

Postar um comentário